terça-feira, 9 de junho de 2009

10 de junho dia da raça brasileira


O CONCEITO DE RAÇA


A revista já abriu espaço inúmeras vezes para esse tópico, direta ou indiretamente, mas acho que é hora de voltar ao tema do emprego indiscriminado do termo "raça" em suas páginas. Nas matérias e nos editoriais usa-se a palavra "raça" com várias conotações, que vão da mais inequivocamente positiva - que é a idéia de gana, vontade e determinação - até conotações que a ciência e os próprios afrodescendentes sabem que são equivocadas - quando o termo é usado para descrever diferenças inatas por causa de diferenças aparentes: a cor da pele e os traços do rosto seriam indicadores de habilidades e competências diferentes.
Nota a genética que tais diferenças são tão superficiais que desapareceriam totalmente em cinco gerações caso as pessoas se casassem aleatoriamente mundo afora. A idéia de raça - como sabem os editores da revista, é um equívoco do Século 19 que acabou por gerar o racismo - é uma das piores pragas sociais dos últimos cem anos. Acompanho a revista e tenho notado em suas páginas a crescente reiteração do termo "raça" para se referir à negritude e à afrodescendência, visando estimular a auto-estima e o orgulho de se ter a pele escura e a África na história da família.
Raça negra vem sendo empregada como sinônimo de tudo o que é afrodescendência. Isso, a meu ver, é racializar e simplificar uma situação de cor como a brasileira, na qual, sabemos bem, a discriminação opera com base em múltiplos fatores, entre eles os indicadores visíveis de classe social e a pele escura, na qual se inclui - e em igual força em se tratando do Norte e do Nordeste - o fenótipo indígena, também escuro e também de traços distintos. Minha contribuição e meu axé. Fabrizio Rigout, conselheiro do Museu Afro-Brasil, São Paulo (SP)

Um comentário:

  1. Pois é eu sempre achei que essa idéia de separação dos povos em raça é um principio Nazista. Bom como esse assunto rende muito e eu não posso escrever um livro, digo apenas que concordo em genero, número e grau com esse post.

    ResponderExcluir